domingo, 1 de fevereiro de 2015

Bloqueio Criativo.

Bloqueio Criativo

Por que existe? Por que vem perturbar as pobres autoras? O que fazer quando ele te persegue? Isso e muito mais, Sexta no Globo Repórter.


Todas nós, autoras de fic/fanfics passamos por isso, pelo menos uma vez na vida. Não adianta vir com "Bleh, balela, eu nunca passei", se você ainda não passou, um dia ele vai vir e fazer da sua vida um inferno.

A vários tipos de autoras (qualquer dia eu faço um post falando dos tipos), eu sou do tipo que cria inspiração do nada, porém; entretanto; todavia; não digito. É, fico dias e dias desenvolvendo a ideia na minha cabecinha e nada de passar pro Word, preguiça, não saber como passar pro papel, essas coisas fazem com que a ideia vá parar nos confins do meu cérebro.

Porém; entretanto; todavia; eu já fui vítima do tão malvado Bloqueio Criativo, simplesmente travei, cheguei a ficar deprimida, uns dois meses com um (me desculpem o palavreado) puta bloqueio. Eu olhava pro Word, o Word me olhava mas a química não acontecia.

Eu realmente pesquisei no nosso querido amigo Google o porquê de existir o tão odiado bloqueio.
Achei um blog que explica o que é e diversas formas de evitá-lo.

"O bloqueio criativo ou bloqueio de escritor (writer’s block) é uma experiência intelectual e emocional desagradável vivenciada durante o processo criativo, na qual o escritor tenta mas não consegue ter uma ideia, achar uma solução, escrever uma frase." - blog A Arte das Palavras.

Vou falar da minha experiência triste e, como ela foi embora.

"Bem, foi no meio do ano passado que eu percebi que tinha alguma coisa faltando, um espacinho em branco. Enquanto eu estava deitada no meu quarto numa tarde de domingo brincando com uma dobradura que tinha feito, no meu chão vários tsurus estavam jogados, minha mesinha também estava cheia. Suspirei.
Geralmente na minha cabeça orbitavam ideias e mais ideias, mas hoje ela estava incrivelmente vazia. Falatava pouco tempo pra dar 3 semanas sem postar capítulo em nenhuma das minhas fics.  
Quando abri o Word levei um susto, geralmente assim que eu o abro começo a digitar, mas depois de passar 10 minutos e só ter escrito:

CAC, capítulo 19. NuYasyas.  (exemplo minha gente, não adianta procurar essa fic).

Eu percebi que alguma coisa estava muito errada"

Pra mim foi mais ou menos assim. Fiquei dois longos meses com a cabeça vazia, ao lado do nome das minhas amadas fanfics coloquei um "(hiatus)". Tentei buscar uma inspiração naqueles dementes, que eu insisto em chamar de amigos, mas nada. Com um bloqueio criativo meu humor foi de mau a pior, sempre fui a mal-humorada da nossa trupe, mas eu tinha me superado e qualquer novidade super bafônica que minha amiga tinha eu falava "foda-se'' , confesso que parte disso foi pra ver o sofrimento dela mesmo, a voz de choro dela me deixava tão feliz. (aib, se estiver lendo isso, saiba que eu te amo).

Lembram-se que falei que sou do tipo que tem ideias do nada? Então, foi exatamente isso que aconteceu. 

Num jantar em "família", eu estava comendo salada, meu padrasto contava aquelas histórias velhas dele e minha mãe ria quando eu tirava uma com ele. Comia a salada tranquilamente e normalmente parecendo uma vaca comendo capim, até que tã-dã, eu engasguei, e nisso veio uma ideia pra fanfic. Sim, uma super ideia. 
De madrugada, comecei a digitar. Porque tenho costume de digitar de madruga, problema com isso? Uma música triste (tocada no piano), e pronto, meu primeiro drama, a fanfic ainda não foi postada, mas está sendo digitada.

Tá, sei que não ajudei muito com minha história, mas é a minha história e eu gosto dela.
O negócio é, o Bloqueio vai acontecer, mas não considere o fim do mundo, busque inspiração, respire,  se não achar se acalme, coloque no seu perfil que está passando por um bloqueio, ou um aviso no capítulo, apesar do nyah e o social não permitirem. Faça em forma de sátira, ou uma historinha falando que está com bloqueio, um poema. Releia, leia suas fics e veja da onde você consegue seguir.  Leia mais um pouco, leia outras fanfics ou aquela fanfic antiga que você é fã. Assista filmes. Medite.
Em geral, descanse. Não fique desesperada, escute uma música que combine com sua fanfic ou uma que sirva de inspiração para criar outra, veja indyart ou fanarts, funciona comigo. Leia os comentários da suas fanfics, aproveite para fazer  as coisas que você vinha atrasando. Simplesmente descanse, uma hora sua imaginação vai voltar, muito maior. 

Agora, vou mostrar dicas que peguei em outro site, para vocês escritores e escritoras tentarem seguir, são dicas da vida, para tentar evitar ao máximo esse negócio que não nos deixa escrever:

"1
Aceite que você está com um bloqueio criativo. Quando isso acontece, nenhuma ideia surge à mente e sua escrita empaca. Compreenda que é fácil superar o bloqueio criativo e há muitas formas de fazer isso. Não hesite em escrever a ideia que você nunca mais terá novamente.
2
Escreva sobre qualquer coisa. Qualquer coisa no mundo -- até mesmo escrever sobre abacaxis. Isso faz o seu cérebro pensar mais e ser criativo, e funciona bem para muita gente. Quando pensar em um parágrafo ou algumas frases sobre seu tema, volte para sua história.
3
Coloque suas ideias no papel sem se preocupar se soam bem. O resultado não precisa ser agradável; muitos escritores têm bloqueio criativo porque se preocupam com a qualidade do que escrevem. Lembre-se de que ninguém mais além de você precisa ver o que você escreveu. Você pode mostrar isso ao mundo quando estiver pronto.
4
Tente mudar o ritmo. Por exemplo, se você tem uma longa sequência repleta de ação, tente levá-la a um diálogo fundamentado. Tenha cuidado para que a mudança faça sentido. Você não precisa escrever a um tom ou uma só velocidade o tempo todo. Algo completamente diferente pode acabar inspirando-o a atingir novas profundidades. Se você tende a escrever cenas dramáticas, alterne para algo um pouco mais leve e alegre, ou vice-versa.
5
Saiba quando desistir de uma ideia. Examine o que você escreveu e pergunte a si mesmo: "Isso parece estar levando a alguma coisa?". Se sentir que está indo absolutamente para lugar nenhum, então pode ter chegado a hora de deixar essa ideia para trás.
6
Decida se a situação parece real de verdade. Você pode estar bloqueada pela falta de realidade da situação que escreveu. Não tenha receio de reescrever partes da história para deixá-la mais natural.
7
Tente começar a partir de outro ponto da história. Se você está indo mal no começo, escreva o meio ou final da história. Após ter escrito outra parte da história, as coisas podem começar a se encaixar ao que você escreveu antes.Escrever fora da ordem pode exigir mais familiaridade com o enredo para que tudo tenha sentido do começo ao fim. Ao mesmo tempo, pensar bem nos detalhes pode ajudar quando você não consegue decidir o que fazer com sua história. Escrever um bom final enquanto pensa no resto da sua história ajudará a estruturá-la
Escreva algo totalmente diferente. Você pode se surpreender por acabar gostando tanto disso! Um monólogo, canção, poema ou mesmo tirar um tempo para escrever cenas de uma história completamente diferente vai fazer seu sangue de escritor fluir novamente.
9
Utilize comandos. De todos os métodos para acabar com o bloqueio criativo, o uso de comandos é um dos mais eficazes. Use qualquer palavra ou frase aleatória para ajudar você a pensar num enredo e começar a escrever sua história. Se, por exemplo, um amigo seu te desse as palavras "Para Sempre" e "Paixão", você, provavelmente, pensaria em uma história romântica. E se ele te desse a frase "Me morda", então, é mais provável que você pense numa história com vampiros ou lobisomens.
10
Use o mundo que te cerca. Faça uso das pessoas que estão ao seu redor e de suas personalidades; tire proveito da natureza, da atmosfera e das cenas que te cercam para construir sua história/trama. A melhor maneira possível de fazer isso é escrever num diário. Rabisque coisas sobre sua rotina, pensamentos aleatórios e sentimentos.
11Se é impossível pensar em algo sobre o qual você possa escrever, apenas dê nomes a objetos e ideias. Mesmo se achar que não vai funcionar. É uma forma simples de curar o bloqueio criativo. Para facilitar ainda mais, diga tudo o que pensar em voz alta. Alguma coisa você vai encontrar." site - WikiHow

Espero ter ajudado! Eu segui a maioria dessas dicas, acredite, ajuda muito. 
Até a próxima purpurinas! 
Comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário